A comunicação visual é uma forma de transmitir informações e conceitos por meio de elementos gráficos, como cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros. É uma linguagem não-verbal que pode ser combinada com a escrita ou o som, mas que não depende deles para se comunicar.
A comunicação visual é muito importante para o marketing e o branding das empresas, pois ajuda a criar uma identidade visual, a atrair e engajar o público-alvo, a diferenciar-se da concorrência e a persuadir os consumidores.
O serviço gráfico é um ramo da comunicação visual que se dedica à produção de materiais impressos ou digitais, como cartazes, folders, banners, revistas, livros, logotipos, etc. O serviço gráfico envolve diversas etapas, como o planejamento, o design, a impressão e a distribuição dos materiais.
O serviço gráfico pode ser contratado por empresas de diferentes segmentos que desejam divulgar seus produtos ou serviços, reforçar sua imagem no mercado, informar ou educar seu público, entre outros objetivos.
Alguns exemplos de comunicação visual voltada para o serviço gráfico são: